sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Desde qdo comer é um problema?

Quando eu era criança, adorava ouvir histórias. Uma delas me intrigava, meu pai dizia que na Roma Antiga alguns homens davam festas, banquetes, viviam de excessos. Um deles era comer: comiam pelo prazer de comer, e pra continuar comendo, provocavam o próprio vômito pra continuar comendo mais. Eu pensava: "que absurdo, que bobagem, como é possível alguém fazer uma coisa dessas?"

Mas há algum tempo tenho ouvido histórias parecidas, de pessoas com transtorno alimentar. E parece que é cada vez mais frequente, meninos e meninas cada vez mais cedo com problemas alimentares. Porque isso?

Eu me pergunto se o problema sempre existiu mascarado e só agora é conhecido e tratado, ou se é um fenômeno que saiu da Antiguidade e voltou a assombrar nossa civilização atual?

Ontem ouvi uma moça dizendo que seu filho de 8 anos não come, fica dias sem comer. A pediatra disse que era normal (?) !!!! Como pode ser normal????????? Uma criança ficar sem comer, chegar a ponto de desmaiar e dizer pra mãe que tem nojo de comida?

Eu fico pensando aonde a infância inocente foi parar, se desde tão cedo problemas tão sérios assombram os pequenos. Que tormentos devem passar por suas cabeças, que lhes impedem de comer, a necessidade mais básica, e que deveria ser fonte de prazer e conhecimento.

Essas crianças não vão ter lembranças boas infância como lamber a batedeira do bolo, mergulhar o pão no café com leite, o cheiro da goiabada sendo preparada, as geléias, as compotas...tudo é festa, alegria, na vida da gente quando é criança e a maioria desses bons momentos se passa na cozinha !

Ao contrário, os pobres só saberão o que é sentir nojo e ter que ir ao psicólogo tentar entender porque não gostam de comer...

2 comentários:

  1. OLÁ, ADOREI ESSE SEU BLOG TAMBÉM, A RESPEITO DESSE ASSUNTO, É UM CASO SÉRIO, TENHO UM ALUNO DE UNS 15 ANOS QUE TAMBÉM NÃO COM QUASE NADA, DIZ QUE SÓ COME COISAS QUE NÃO PRODUZEM FEZES, E SE COMER MUITO VOMITA, ELE FICA COM AS MÃOS GELADAS SEMPRE, E AS VEZES PEDE PARA SAIR DA SALA PORQUE ESTA COM FALTA DE AR, É UM CASO SÉRIO, TENHO CONVERSADO COM ELE,MAS É DIFÍCIL, AOS POUCOS ESTOU TENTANDO CONVENCE LO DE QUE PRECISA SE TRATAR.
    BEIJOCAS...

    ResponderExcluir
  2. É Flavia, a raiz desse problema é um mistério pra mim. Como adoro comer, não consigo imaginar uma pessoa não gostar desse prazer. Bjs pra vc e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir