sábado, 12 de junho de 2010

Quem foi Santo Antonio?

Padroeiro dos pobres, Santo casamenteiro... Mas quem foi este homem? 
Seu nome verdadeiro é Fernando de Bulhões. Nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, era de família rica.
Em 1220 trocou seu nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana.
Após um ano foi para a Itália para se tratar.
Foi indicado professor de teologia pelo próprio são Francisco de Assis, lecionou nas universidades de Bolonha, Toulouse, Montpellier, Puy-en-Velay e Pádua, adquirindo grande renome como orador sacro no sul da França e na Itália. Ficaram célebres os sermões que proferiu em Forli, Provença, Languedoc e Paris.
A saúde sempre frágil levou-o a recolher-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingos e dias santificados.
Após uma crise de hidropisia, morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório IX.
A profundidade dos textos doutrinários de santo Antônio fez com que em 1946 o papa Pio XII o declarasse doutor da igreja. No entanto, o monge franciscano conhecido como santo Antônio de Pádua ou de Lisboa tem sido, ao longo dos séculos, objeto de grande devoção popular.
Sua veneração é muito difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil. Padroeiro dos pobres e casamenteiro, é invocado também para o encontro de objetos perdidos. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.

Leia mais aqui

Um comentário:

  1. Amanhã festejaremos o Sto.Antonio.Que lindo esse teu blog, não o conhecia!beijos, lindo fim de semana,chica

    ResponderExcluir